Bases Metodológicas

EMENTA
Objetivos da administração de materiais e recursos patrimoniais. Organização do departamento de materiais. Planejamento, classificação e controle de estoques. Catalogação e estocagem de materiais. Sistema de distribuição de materiais. Administração de transportes. Emprego do computador na armazenagem e distribuição. Técnicas de movimentação interna de materiais. Técnicas de segurança de materiais perigosos. Lay-out.

OBJETIVOS
Proporcionar uma visão sistêmica da Administração Recursos Materiais e Patrimoniais (ARMP) no que se refere ao gerenciamento eficiente e eficaz dos processos de estoque e compras, bem como estudar a amplitude, as mudanças e os principais desafios da área de ARMP para as empresas.

COMPETÊNCIAS

- Compreender a amplitude da área de ARMP, bem como os principais desafios do administrador quanto ao gerenciamento integrado das atividades de estocagem e compras;
- Compreender a importância estratégica da gestão de materiais, com como conhecer as diretrizes impostas à área de ARMP de acordo com o atual contexto de mercado;
- Conhecer novos sistemas e técnicas de ressuprimento, estocagem e armazenagem de materiais.


HABILIDADES

- Ser capaz de gerenciar a área de ARMP dentro de um enfoque sistêmico e estratégico em ambientes de manufatura e serviços.
- Ser capaz de solucionar problemas e tomar decisões corretivas a partir da aplicação de técnicas modernas de suprimento, estocagem e armazenagem.
- Ser capaz de propor medidas de melhorias de produtividade e qualidade a partir da implementação das técnicas e sistemas de gerenciamento de materiais.







.